domingo, 12 de fevereiro de 2012

CICLOS DOS EXÚS:

Estes são os chamados Exús de 32 Ciclo ou Exús coroados os quais recebem as ordens-diretas dos Orixás menores. Abaixo destes se encontram os Exús Cruzados. que recebem as ordens dos Guias e ainda abaixo destes se encontram os Exús Espadado, que recebem as ordens diretas dos Protetores.
 
Os Exús Cruzados são os Exús de 22 Ciclo e os Exús espadados são os Exús de 12 ciclo. Lembramos novamente e lembraremos sempre que nenhum Exú, em qualquer grau evolutivo se compraz com entregas onde existe o sangue Exú nenhum se alimenta de galinha crua e muito menos de suas emanações fluídicas  como querem explicar alguns.
Quem assim procede são os Kiumbas. São estes que recebem estas entregas e se grudam no aura dos que as fazem para fomentá-los a sempre mantê-los "abastecidos", forçando-os a realizar novas matanças e novas entregas ou arrumando motivos para isso.

Lembramos ainda que os Exús coroados raramente incorporam, pois possuem funções importantíssimas no astral. Mas sempre que podem o fazem. quando encontram médiuns que já se livraram de certos estereótipos atribuídos aos Exús.
 
Os Cruzados e Espadados são mais constantes e vêm sempre em nome dos "maiorais" como eles mesmo falam e embora sejam Exús de categoria inferior não vêm falando palavrões como marginais ou "dando de beber ao burro (médium)" de modo a deixar o aparelho sem condições até mesmo de andar. Os Exús igualmente não ficam rolando no chão babando e exibindo as mão em forma de garras.
 
Suas incorporações são fortes e marcantes e suas auras realmente possuem uma constituição mais agressiva além do que, por atuarem na parte Inconsciente do médium, estes liberam determinados bloqueios e traumas, além de certa parte instintiva, que faz com que o médium sinta em si, uma espécie de ronco surdo que sobe das entranhas até as cordas vocais.
 
Os leitores mais atentos já devem ter percebido que quanto maior for a carga de inconsciente que o médium carregue maior será o grau do estereotipo que ele botará para fora.

Como?
O inconsciente é a parte da mente humana onde estão armazenados desde os processos instintivos como já dissemos, até aos traumas, recalques e mesmo a violência. Num prisma mais abrangente. no inconsciente são armazenadas todas as lembranças das encarnações pregressas do indivíduo e este é praticamente desconhecido por todos nós. Ele é liberado apenas nos chamados atos falhos, nos sonhos e nas neuroses e psicoses. Pode-se entende agora que o médium mostra seu próprio interior quando da incorporação dos Exús guardiões. Estes realmente executam uma espécie de terapia, pois ao Permitirem que os médiuns coloquem suas mazelas para fora. estão os ajudando a se melhorar, para no futuro nas encarnações vindouras poderem ser bons veículos de suas palavras e poderem passar suas mensagens sem distorções.
 
Para que o leitor possa se situar melhor perante as funções dos Exús Guardiões da Lei, daremos algumas das inúmeras funções dos sete Exús coroados para que o leitor entenda por onde andam as distorções acerca dos trabalhos destas entidades.

Fonte:
Revista UMBANDA Uma Religião Brasileira – por: W. da Mata e Silva; F.Rivas Neto; Diamantino Trindade; Wilson Rivas

Seguidores