segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ASSENTAMENTOS


Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Bem irmão não sei se vocês notaram mas há um novo elemento no Blog, são as visitas contadas no mundo, com este novo gráfico percebemos que a Umbanda está presente em outros países, por este motivo agradeço aqui a todos que acessaram até hoje nosso blog, além dos brasileiros tivemos visitas de habitantes de outros países como: Portugal, Argentina, E.U.A (USA), Japão, Uruguai, França, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha, Angola, Bolívia, Paraguai, Indonésia, Tailândia, Panamá, Colombia e Israel. A todos vocês que nos acompanham meu muito obrigado.

Agora vamos ao assunto de hoje, o assentamento é um assunto que já foi abortado diversas vezes em vários estudos Umbandistas e Candomblecistas, mas no nosso Blog será a primeira vez, Existem vários tipos de assentamentos, desde o assentamento do santo na corôa, passando por um ponto firmado da entidade até uma oferenda dada ao Orixá ou entidade.
Os assentamentos são feitos de várias formas, alguns são colocados em cima de um pano chamado Morin, outros em cima de folhas ou até mesmo sem nada embaixo assentado direto na terra. Dependendo do assentamento há o uso de alguidares, quartinhas, pratos pratos, copos, enfiam num assentamento a entidade ou o chefe da casa que determina como, onde e quais elementos serão utilizados.
Nesta postagem não quero ensinar como e onde fazer um assentamento, pois isso cabe ao plano espiritual determinar, com está postagem quero apenas mostrar os diferentes trabalhos feitos em assentamenos.
O uso do corte (matança), bebidas alcoólicas diferencia de casa pra casa, dizem os espíritos que o bom assentamento depende e se harmoniza se tiver os quatro elementos contidos neles, e principalmente o quinto elemento, que chamamos de elemento movimentador que é a fé, não há qualquer trabalho que sem fé terá a sua eficácia. Colocarei aqui alguns elementos que vemos muito em assentamentos e seus significados esotéricos.

Folhas: Quando usadas como base representa a ligação e aceitação da natureza, quando é colocada em forma de entrega, cada folha tem seu destino específico, tanto para descarrego como elevação.
Bebida Alcoólica: A bebida ajuda a movimentar a mesa, isto é acelera sua finalidade. O Vinho é usado para substituir o sangue.
Pimenta: A pimenta esquenta, isto é puxa as energias do fogo para o assentamento.
Frutas: Apesar de cada furta estar ligada a um Orixá, as frutas são usadas como uma ligação com o elemento ar.O melão e a melancia que são as únicas que representam o elemento água, ou o órgão mãe.
Água: A aguá é o elemento que mais agrega energias, é também servida para as almas, como forma de pedido, é também o equilibrador num assentamento com bebida alcoólica.
Cigarros ou Charutos: Representa a ligação com o ar como os incensos, e também serve como ponto de saída do assentamento. No caso do descarrego serve como um escapamento de um carro.
Mel: o Mel serve para purificar, ou "adoçar" algum assentamento, normalmente é colocado como último elemento.
Cravo: È um elemento mais usados por Exu e Pombas-Giras também serve para esquentar um assentamento.

Aqui estão somente alguns elementos, mas afirmo nenhum assentamento é eficaz sem a fé, a entidade pode usar qualquer elemento que ela queira, não devemos fazer da Umbanda uma coisa exata, por este motivo, somente coloquei os elementos mais vistos em assentamentos.

Que Oxalá nos abençoe sempre

Seguidores